Auditoria, Consultoria Legal e Sistemas de Gestão Integrado

Compostagem: o que é e como ela funciona?

img class=alignnone size-medium wp-image-4496 src=http://www.legnetbrasil.com.br/wp-content/uploads/2017/10/Sem-título1-300×202.png alt=compostagem width=300 height=202 /

Compostagem: o que é e como ela funciona?

A compostagem é o processo biológico de decomposição e de reciclagem da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal formando um composto. A compostagem propicia um destino útil para os resíduos orgânicos, evitando sua acumulação em aterros e melhorando a estrutura dos solos.

Os produtos da compostagem são largamente utilizada em jardins, hortas, substratos para plantas e na adubação de solo para produção agrícola em geral, como adubo orgânico devolvendo à terra os nutrientes de que necessita, aumentando sua capacidade de retenção de água, permitindo o controle de erosão e evitando o uso de fertilizantes sintéticos.

Visando estabelece critérios e procedimentos para garantir o controle e a qualidade ambiental do processo de compostagem de resíduos orgânicos o CONAMA elaborou a Resolução nº 481, de 03/10/2017.

Permitindo no processo de compostagem, a utilização de resíduos orgânicos in natura ou após passarem por algum tratamento, assim como é permitido a adição de lodos de estações de tratamento de esgoto sanitário, mediante autorização prévia do órgão ambiental competente, respeitada a legislação pertinente.

Palavras chaves: compostagem – reciclagem – Resolução nº 481