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Whirlpool investe R$ 18,1 milhões em gestão ambiental

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Na bSemana Nacional do Meio Ambiente/b, a bWhirlpool/b, multinacional americana que mantém em ba href=http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/ target=_blankJoinville /a/ba sua maior unidade fabril no bBrasil/b, com cerca de cinco mil funcionários, divulgou os resultados do brelatório de sustentabilidade/b feito pela empresa entre 2015 e 2016. Dona das marcas bBrastemp /be bConsul/b, a líder no mercado latino-americano de eletrodomésticos investiu R$ 18,1 milhões em gestão ambiental no período, zerando o envio de resíduos para aterros sanitários.

Os dados foram divulgados na manhã de ontem, na sede da biBrastemp Experience/i/b, em São Paulo, e correspondem ao balanço das plantas e escritórios de Joinville, São Paulo (SP), Rio Claro (SP), Manaus (AM) e uma unidade na Argentina. Segundo o relatório, entre 2014 e 2016, a companhia registrou no País a redução de 20% no consumo de água utilizada nas fábricas, além de reduzir em 36% a energia consumida em relação ao faturamento alcançado no triênio.

Um dos impulsionadores é a implantação de um projeto de bcaptação da água pluvial/bno complexo da Whirlpool em Joinville, hoje de 287 mil m² de área construída. Na unidade, foi desenvolvido um sistema de tratamento de efluentes que capta, por exemplo, a água da chuva. Atualmente, a empresa contabiliza 14,26% da água utilizada nas linhas de produção brasileiras como provenientes de maneira sustentável.

Esse volume, que deixou de ser retirado de fontes de abastecimento, é equivalente ao consumo diário de 1 milhão de habitantes, segundo estimativa de consumo médio do bDiagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos 2014/b, usado como parâmetro pela empresa.

Ainda no ano passado, a multinacional conseguiu zerar o número de resíduos enviados para baterros sanitários/b no Brasil. Em 2015, o volume de sobras enviadas para os aterros era de 405 toneladas, entre perigosos (1t) e não-perigosos (404t).

Na planta joinvilense, uma parceria entre duas empresas do grupo, Whirlpool e bEmbraco/b, para a gestão de resíduos sólidos feita em 2015, possibilitou a reutilização de materiais descartados na produção dos isoladores térmicos dos aparelhos de refrigeração.

Para conquistar os resultados, bVanderlei Niehues/b, diretor de Sustentabilidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente e Assuntos Regulatórios da Whirlpool, aponta uma fórmula simples: reduzir a sobra de resíduos, reutilizar parte dessa matéria prima e reciclar. As ideias abarcadas pelos projetos sustentáveis da empresa também surgem a partir dos princípios do pacto global da bOrganização das Nações Unidas (ONU)/b, que considera a difusão de tecnologias ambientalmente responsáveis e o desenvolvimento de práticas socioambientais.

— A Whirlpool tem uma preocupação de que não podemos olhar só para o próprio umbigo. A gente se relaciona com muitas instituições, consumidores e o público em geral, e é sempre importante entender qual a expectativa deles de como é que essa empresa, líder no mercado de eletrodomésticos, e de que forma pode contribuir com a sociedade. Baseados nos resultados dessas conversas e dos objetivos globais do desenvolvimento sustentável, é que nós priorizamos ações e projetos e como eles vão gerar maior bimpacto /bpara a sociedade — explica.

O alcance da meta de zerar o envio de bresíduos industriais e não-industriais/b para aterro não considerou o descarte de 146 toneladas de telhas de amianto, retiradas da unidade de Joinville durante uma reforma. O volume não entrou na contagem por se tratar de um procedimento extraordinário, já que o amianto é um passivo sem alternativa de reciclagem disponível. O telhado antigo foi trocado por uma cobertura metálica de material reciclável.

O relatório da Whirlpool mostrou também a o impacto gerado na área social da empresa por meio do bInstituto Consulado da Mulher/b, que está ligado diretamente à Consul. O projeto criado em 2002 já beneficiou mais de 34 mil empreendedoras individuais de pelo menos 21 estados brasileiros, sendo 12 mil em Joinville. O instituto apoiou mais de 200 bempreendimentos populares/b por meio de consultorias gratuitas, principalmente na área de alimentação, somente nos dois últimos anos.

Conforme bLeda Böges/b, diretora executiva do Consulado da Mulher, a iniciativa gerou faturamento conjunto de R$ 13,6 milhões às participantes no período.

— Quando o consulado surgiu, pouco se falava no empoderamento feminino, da inclusão da mulher e da equidade de gênero. Essa conversa começou a vir depois, então, foi uma visão inovadora da empresa no sentido de incluir a mulher como um elemento importante no desenvolvimento econômico e social. Você não pode pensar em desenvolvimento social pleno se não considerar também a participação da mulher na economia – enfatiza.

Em Joinville, o projeto conta com parcerias junto a entidades públicas e privadas como a bAssociação Empresarial de Joinville (Acij)/b, bUniville/b, bCasa Brasil /be o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Parab Armando Ennes do Vale Jr/b, vice-presidente da Whirlpool Latin America, mais importante do que atingir os resultados esperados com as práticas adotadas, está a continuidade delas. Segundo ele, a previsão é de que os investimentos na gestão ambiental continuem equivalentes ou aumentem nos próximos anos com relação ao total que vem sendo investido.

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