Auditoria, Consultoria Legal e Sistemas de Gestão Integrado

Nova edição atualizada da ISO 50001

Já se encontra disponível uma nova edição atualizada da ISO 50001, publicada internacionalmente no dia 21 de agosto de 2018.  A revisão da ISO 50001 marca a segunda edição do padrão e logo deve ser atualizada oficialmente no Brasil.

A finalidade principal da ISO 50001 é melhorar o desempenho energético, para que sejam estabelecidos sistemas e processos que melhoram continuamente a performance energética, incluindo eficiência, uso da energia, e consumo de energia.

De acordo com a instituição ISO, existem evidências que mostram que as organizações que estão adotando a norma ISO 50001 se beneficiam de melhorias iniciais energéticas em 10% ou mais, tendo uma excelente economia nos custos.

A nova versão possui conformidade com os requisitos da ISO para gestão dos sistemas padrões, incluindo a incorporação de uma estrutura de alto nível, texto base idêntico, e definições e termos comuns, dessa forma assegurando um alto nível de compatibilidade com outros sistemas, incluindo a ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018.

As principais mudanças desde a última edição são:

Adoção dos requisitos ISO para gerenciamento dos padrões de sistema, garantindo um alto nível de compatibilidade com outros sistemas;

Suporte para integração com processos estratégicos de gestão;

Esclarecimento da linguagem e organização;

Maior ênfase no papel da gestão principal;

Termos e definições foram atualizadas e colocadas em contexto;

Inclusão de novas definições, incluindo “melhoria de desempenho energético”;

Clarificação sobre a exclusão de tipos de energia;

Clarificação das análises de energia;

Normalização da energia;

Adição de detalhes nos planos de informações energéticas, e requisitos relacionados;

Clarificação dos textos dos indicadores de eficiência energética e linhas de base para um melhor entendimento dos conceitos.

Ressalta-se que o período de transição do novo padrão é de três anos.